sexta-feira, 15 de março de 2013

DESABAFO V




                      É muito estranho como as pessoas generalizam a palavra amigo. Minha vida inteira acreditei que amigo fosse aquela pessoa que me aceitaria do jeito que eu sou, com meus grandes defeitos e pequenas qualidades, que segurasse em minha mão nos momentos difíceis da minha vida.
                       Mas para algumas pessoas a palavra amigo não passa de um sinônimo da palavra conhecido. Sim, só porque conhece uma pessoa da faculdade se referi a ela como amigo, só porque uma pessoa curti, comenta ou compartilha as publicações de outra pessoa em uma rede social já é motivo para ser adicionada no grupo dos amigos. E então eu te pergunto: você tem o telefone do seu "amigo"? E se você precisar conversar no meio da madrugada seu "amigo" irá te atender? 
                   Em meio a uma sociedade vazia, com pessoas ocas, alastram-se amizades desprovidas de verdade. Não é isso o que eu quero para mim. Preciso sentir verdade nos olhos e sinceridade nas palavras dos que eu chamo de amigos. E é disso que eu sinto falta na tão maravilhosa sociedade moderna. 
                      Tenho poucos amigos, mas posso dizer que são amigos de verdade. Tenho orgulho de dizer que tenho amizades que perduram há doze anos, dez anos. Isso mesmo, mantenho amigos da infância, da adolescência, de cursos que fiz, de graduações, de empresas por onde trabalhei. Não foram todos, mas foram escolhidos a dedo. E até hoje mantemos contato. Infelizmente, devido à correria do cotidiano, não posso estar com todos constantemente, mas tentamos manter contato por telefone, por e-mail, por redes sociais. 
                       É bem verdade que alguns somem, se desligam das redes sociais, mudam de cidade, de país, mas no momento menos esperado eles reaparecem, porque laços de amizade nunca desaparecem. E no momento do reencontro é como se não houvéssemos nos separado, é como se tivéssemos nos despedido no dia anterior. A cumplicidade não morre, o amor verdadeiro nunca se abalará.
                      Amor de amigo é aquele amor que te permite opinar sobre a vida profissional, financeira e até sentimental do seu amigo. Em nome desse amor você aponta os defeitos da pessoa amada do seu amigo, tenta mostrar que ele merece uma pessoa que o valorize, não importando se ele irá ficar chateado com sua opinião, porque na verdade você quer vê-lo feliz. E se mesmo assim, seu amigo insistir no erro você é capaz até de fazer uma macumba pra tirar o "encosto" da vida dele. Sim, você fará qualquer coisa para afastar o "asno" das ciladas amorosas. 
                      É em nome dessa amizade que você dará palpites na vida profissional dele, tentando apontar as melhores opções, mesmo não sendo um consultor de carreiras, mesmo não sabendo nada sobre a área de atuação dele. E você fará isso, porque sabe o quanto é importante para ele o equilíbrio profissional, o quanto ele se sacrificou por sua formação intelectual. As lutas as quais enfrentou para tentar chegar naquele lugar que sempre almejou. 
                       Não importa se você começou uma amizade no colégio, na faculdade, no trabalho, nas redes sociais ou na fila do banco. O que importa é o sentimento de amizade verdadeiro que aproxima as pessoas, o que conta é o encontro de almas que você senti ao conversar com seu amigo, ao olhar nos olhos dele. 


D.A.S

Nenhum comentário:

Postar um comentário